Sobre a CSK

Histórico da Escola

A escola Checralla Sallim Khayat foi fundada em 05 de março de 1984, a qual funcionava no Centro Comunitário Padre Bruno, sob a responsabilidade da professora Carolina Fonseca Furtado inicialmente com duas turmas e 43 alunos ao todo, funcionando no horário da manhã ofertando ensino de 1a a 4a série.
Em 1985 passou a funcionar no atual prédio, localizado à Travessa Zacarias Pinto Vieira, s/n, entre as ruas 03 de dezembro e Cantídio Nunes, em uma área de aproximadamente 01 hectare, tendo como primeiro nome de Escola Municipal do Bairro Novo, atualmente sob o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental “Checralla Salim Khayat”, nome dado em homenagem ao avô do deputado estadual Carlos Khayat, contudo, sua inauguração oficial foi datado em 5 de março de 1987. Contava com um prédio construído em alvenaria com um único bloco distribuído em 10 salas de aula, 01 (uma) dependências administrativa além da copa e 03 (três) banheiros, sendo dois reservados aos alunos e um aos funcionários da escola que eram formados por 5  professores, 3 agentes administrativos, 3 serventes  além da diretora e secretária.
Sua 1ª diretora foi a Srª Maria Helena Ferreira (pedagoga) Nessa época já contava com uma clientela de 130 alunos distribuídos em 5 turmas funcionando no período da manhã. Nos anos seguintes foi implementado o turno do intermediário e ampliando progressivamente o número de turmas. Contudo, somente a partir 1997 ofertou-se os anos finais do ensino fundamental iniciando com a garantia da 5a série ampliando progressivamente para as demais séries.
Na Comunidade do Bairro Novo II – João Paulo II, o local onde foi construída a Escola Checralla Salim Khayat era considerado o limite da cidade naquela época, na verdade era o início de uma pista de pouso de aeronaves de pequeno porte construída de terra batida e piçarra com aproximadamente 700 metros de comprimento e se estendia desde a escola até a Rua Magalhães Barata. Essa comunidadeteve seu início marcado pela chegada dos grandes projetos, Albras/Alunorte, na década de 80. No início recebeu um grande número de famílias oriundas das localidades desapropriadas para a instalação dos mesmos e, mais tarde, por famílias que vieram de outros municípios e até de outros estados para trabalhar nas instalações das fábricas em empresas terceirizadas.
Ainda nesse período instalou-se a Empresa Rodofluvial RODOMAR, cujo prédio hoje se encontra em ruínas, mas que foi importante, pois em torno dela começaram a se instalar alguns pequenos comércios.
Hoje, esse bairro se situa não mais na periferia da cidade que se expandiu e a comunidade pode contar com 01 supermercado, 01 farmácia, uma praça contendo uma quadra para a prática de esportes, 02 igrejas católicas, 04 igrejas evangélicas, 02 escolas municipais, 01 escola estadual, 01 creche, 01 posto de saúde, uma delegacia de polícia, o Fórum da cidade, o Cartório Eleitoral, um órgão do Ministério Público, um mercado municipal além de uma grande número de bares, pequenas mercearias e algumas casa que promovem festas, oficinas para carros, motos e bicicleta, aliás, esse é um dos meios de transporte mais utilizado pela população de um modo geral.
Um grande número de pessoas que residem nessa comunidade trabalham em empresas que se instalaram em torno dos grandes projetos, isso faz com que muitos pais disponham de pouco tempo para acompanharem a formação de seus filhos.
Ainda que se verifiquem problemas como a violência, gravidez na adolescência e as drogas, pode se dizer que a comunidade é tranqüila formada na sua maioria por pessoas trabalhadoras.
A maioria das casas hoje são de alvenaria, as ruas são asfaltadas e alguns serviços público são satisfatórios como a coleta de lixo e iluminação pública enquanto outros são precários como é o caso do saneamento básico principalmente a rede de abastecimento de água, fato este que leva a maioria das famílias possuírem poços nos seus quintais.
Atualmente a escola está dividida em 9 de salas de aula, 1 sala da direção, 1 sala dos professores, 1  sala da coordenação pedagógica, 1  secretaria, 1  sala de AEE, 1 biblioteca, 1 sala de arquivo, 4 banheiros sendo um destinado para os servidores, um para alunos com necessidades especiais,um masculino e um feminino, um depósito de merenda escolar e um para material de limpeza, 1 refeitório, uma quadra poli-esportiva coberta, uma sala que funciona para Xerox e um laboratório de informática com 40 computadores.
Esta entidade funciona em 4 turnos : manhã ( 7:00 às 11:00), intermediário ( de 11:00 as 15:00), tarde (15:00 as 19:00) e noite (19 as 22:30), sendo que as turmas estão divididas em: 5 de1o ano a 4a série, e 4 de 5a a 8a séries. No intermediário funcionam 7 salas de 1o ano a 4a série e 2 de 5a a 8a série. A tarde temos 8 salas de 5a a 8a série e uma de reforço escolar. À noite estão dispostas 2 salas de 1a e 2a etapas e 4 salas que funcionam 3a e 4a etapas.
Neste ano recebemos 1173 alunos: 412 de primeiro ano à quarta série, 521 de quinta a oitava série e 240 de primeira a quarta etapa (EJA) onde além da oferta do ensino fundamental  e a modalidade EJA, a escola também atende aos alunos desta e de outras escolas com necessidades especiais na sala de apoio pedagógico específico e desenvolve alguns projetos direcionados aos alunos como o “Mais Educação”, “Xadrez na Escola’’, “Sala de Leitura”e reforço escolar anexos a este documento.

Um comentário:

Um pouco sobre a Escola CSK

A escola Checralla Sallim Khayat foi fundada em 05 de março de 1984, a qual funcionava no Centro Comunitário Padre Bruno, sob a responsabilidade da professora Carolina Fonseca Furtado inicialmente com duas turmas e 43 alunos ao todo, funcionando no horário da manhã ofertando ensino de 1a a 4a série.
Em 1985 passou a funcionar no atual prédio, localizado à Travessa Zacarias Pinto Vieira, s/n, entre as ruas 03 de dezembro e Cantídio Nunes, em uma área de aproximadamente 01 hectare, tendo como primeiro nome de Escola Municipal do Bairro Novo, atualmente sob o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental “Checralla Salim Khayat”, nome dado em homenagem ao avô do deputado estadual Carlos Khayat, contudo, sua inauguração oficial foi datado em 5 de março de 1987. Contava com um prédio construído em alvenaria com um único bloco distribuído em 10 salas de aula, 01 (uma) dependências administrativa além da copa e 03 (três) banheiros, sendo dois reservados aos alunos e um aos funcionários da escola que eram formados por 5 professores, 3 agentes administrativos, 3 serventes além da diretora e secretária.
Quer saber mais sobre a história da escola Checralla, clique aqui.